segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Quem destruiu a Biblioteca de Alexandria

No ano de 332 AC Alexandre o Grande conquistou o Egito e, por causa da admiração que ele tinha pelos egípcios, ele resolveu fundar lá uma cidade. Ele chamou a cidade de Alexandria e ele queria que ela se tornasse um centro de estudos, em que filósofos pudessem ensinar e desenvolver a ciência. Ele criou uma grande biblioteca e os filósofos começaram a colecionar livros com o objetivo de que eles tivessem ali ao menos uma cópia de todos livros já escritos em toda a história da humanidade. Veja que esta tarefa não era fácil, pois antigamente os livros tinham que ser copiados à mão, um a um.

A idéia deu certo e vieram filósofos de vários países diferentes e vários avanços científicos foram feitos. Por exemplo o médico Galeno, que era proibido pela Igreja de estudar o corpo humano na Europa, foi para Alexandria e lá ele descobriu que era o cérebro que controlava o corpo, antes dele o povo pensava que o corpo era controlado pelo coração!

Extraído do blog
 ateupraticante.blogspot.com
Um outro matemático chamado Eratostenes afirmou que a Terra era redonda e conseguiu medir o diâmetro da Terra utilizando cálculos de triângulos e sombras. Imagine o cara conseguir fazer isso naquela época, muito antes do Galileu ser atacado pela Igreja.

Eles eram tão modernos para a época que até mesmo uma MULHER filósofa e matemática ficou famosa lá, chamada Hipatia. Ela fez vários avanços na álgebra e foi a inventora do ASTROLÁBIO. Foi com o astrolábio que o Pedro Álvares Cabral mais de 1000 anos depois conseguiu navegar as caravelas para descobrir o Brasil.

Um belo dia a Hipatia falou para o prefeito da cidade que os Cristãos estava tentando dominar o povo de Alexandria, que era pagã e politeísta. O patriarca Cirilo convocou uma massa de cristãos ignorantes e eles atacaram a Hipatia, levaram ela para uma igreja, arrancaram a pele dela viva, arrastaram o corpo dela pela cidade e depois a queimaram. Vários confrontos ocorreram a mando dos líderes cristãos ... a massa popular enlouquecida destruiu a biblioteca, expulsou os filósofos e QUEIMOU todos os livros.

Então da próxima vez que você estiver num hospital rezando para Jesus pra tentar curar a sua doença, lembre-se de Galeno na biblioteca de Alexandria... pois talvez se ela não tivesse sido queimada, hoje já existiria um remédio pra sua doença.

E quando você for pra Igreja dar dinheiro pra batizado, pra casar e para fazer missa de 7° dia, lembre-se do que eles fizeram dentro de uma igreja com a Hipatia. E que o Vaticano usa esse dinheiro pra manter uma biblioteca gigantesca com 15 KILOMETROS de estantes de livros na qual pessoas comuns são PROIBIDAS de entrar. Somente padres pesquisadores têm acesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário